A coleção do fotógrafo Mário Luiz Thompson sobre a MPB é de grande valor histórico e documental, pois retrata a Música Popular Brasileira nas décadas de 1970, 1980 e 1990. As imagens abrangem desde cantores e compositores até instrumentistas, letristas, maestros e arranjadores dos mais variados gêneros. A documentação iconográfica conta, além da história da MPB, a história pessoal de muitos retratados, acompanhados de perto pelo fotógrafo durante essas três décadas.

Os artistas foram fotografados em ambientes variados: shows, camarins, em casa, bares, praias e também no estúdio do fotógrafo.

O acervo compreende aproximadamente 43.000 imagens, entre negativos e fotos, nos mais variados formatos. Foi adquirido pela empresa Philarmonia Brasileira Produções Artísticas Ltda, com o apoio da lei de incentivo à cultura da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e com patrocínio da AMBEV, em janeiro de 2009. A Philarmonia imediatamente organizou os materiais já digitalizados para a montagem de um site referencial, bem como de um catálogo impresso distribuído para todo o meio de cultura, proporcionando assim acesso direto a esse importante acervo.

Em março sw 2009 a Philarmonia Brasileira doou o acervo integral, além do site e do catálogo, para fazer parte do patrimônio da Associação Esquina da MPB, que implantou técnicas de identificação, higienização, preservação, catalogação e indexação dessas fotos que nortearão toda a organização do acervo daqui para frente.

A próxima etapa consistiu no processo de digitalização do restante do acervo que ainda no seu formato original, processo que facilitou a visualização das imagens e reduziu a necessidade do manuseio dos materiais fotográficos, mantendo-os em perfeito estado por mais tempo.

O intuito da Associação Cultural Esquina da MPB foi disponibilizar rapidamente todas as imagens para compras e consultas. Dessa forma puderam ser utilizadas pelo público em geral, instituições públicas e veículos variados de comunicação, contribuindo para a garantia da memória e da difusão da História da Música Popular Brasileira.