A Philarmonia Brasileira, a convite do Grupo Bar Brahma, desenvolveu o plano básico de um dos mais importantes projetos culturais para a cidade de São Paulo: a criação do primeiro centro cultural interativo do rico acervo da MPB, através da constituição da ASSOCIAÇÃO CULTURAL ESQUINA DA MPB, cujo local de exposição permanente iria concretizar a poesia de Caetano, nas esquinas da Ipiranga com a Av. São João. A ESQUINA DA MPB foi mais que um projeto museológico, ela pretendia formular um novo conceito de difusão e catalogação da música registrada e viva da MPB.

Para tanto, foi adquirido o maior acervo fotográfico da MBP, do fotógrafo Mário Thompson, com mais de 100mil materiais nos mais diversos suportes, que contam o percurso da história da MBP, seus grandes mestres, artistas e eventos, além de garantir a memória e a imagem de pessoas notáveis de nossa arqueologia musical brasileira.

Hoje, o site, associacaoesquinadampb.com.br mantém disponível mais de 1.300 imagens emblemáticas do acervo Mário Thompson, e está em constante renovação e inclusão de novos materiais, no processo contínuo de manutenção e conservação deste imenso acervo físico.